Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Santa Cruz do Rio Pardo/SP |

Notícia Publicada em 16/10/2010 | Prefeitura Online

Prefeitura de Santa Cruz inaugura CRAS So Jos nesta 5

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo entregou oficialmente à população nesta 5ª (14 de outubro) o Centro de Referência de Assistência Social II, do bairro São José (foto em anexo). A festa começou às 9h, com muita atração para a criançada. Teve apresentação do Coral do CRAS II, sob a regência do professor Mário Sérgio.

Na seqüência as crianças do Centro mostraram o que aprenderam na capoeira, ministrada pelo mestre Marcelo Furtado. Para encerrar as apresentações, os 40 alunos do curso de percussão, também do professor Mário Sérgio, fizeram um bom batuque para os convidados. Dando seqüência, houve descerramento da placa e a visitação das dependências do CRAS.

Para a criançada, que teve seu dia comemorado em 12 de outubro, a Prefeitura preparou uma surpresa. A Rua da Alegria, com muita pipoca, palhaços e brinquedos como pula-pula, piscina de bolas, tobogã jacaré e cama elástica. Venha conhecer o novo CRAS. Como funciona o CRAS O Centro de Referência de Assistência Social é a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a porta de entrada do cidadão à rede de proteção social básica.

Trabalha na perspectiva da prevenção e minimização e/ou superação das desigualdades sociais. Os serviços desenvolvidos no CRAS funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos à sua localização. Cada unidade do CRAS conta com coordenador, assistentes sociais, psicólogos e auxiliar administrativo. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.

O atendimento do CRAS é direcionado às famílias do município, de 2ª a 6ª feira, das 08:00 h às 17:00 h, com a acolhida inicial feita pelos assistentes administrativos e posteriormente, encaminhados para os técnicos de referência. O CRAS desenvolve ações de inclusão sócio-familiar-comunitário através de acolhida e recepção, escuta e encaminhamento, oficinas de geração de renda e grupos diversos (criança, adolescente, adulto e idosos).

Em Santa Cruz já temos dois CRAS, o da Estação, que atende em média 800 famílias por ano, e o São José, com um atendimento médio de 1.200 famílias anualmente. Os dois são referenciados para um atendimento de 3.500 famílias por ano, cada. O CRAS do bairro São José fica na rua Coronel Arlindo C. Piedade, 26.

Imprimir Matéria Enviar matéria