buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Lazer

ESPORTE

  • Estádio Municipal Leônidas Camarinha e Associação Esportiva Santacruzense.

A Associação Esportiva Santacruzense foi fundada no dia 25 de janeiro de 1931 por um grupo de atletas amadores da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo. O objetivo era competir com outra agremiação do município, o Operário Futebol Clube. Entretanto, com o passar do tempo, o clube foi conquistando o carinho dos torcedores e se tornou o time oficial da cidade.

Atualmente o estádio pertence à Prefeitura Municipal, com uma capacidade de cerca de 5.000 lugares. 

Localizado na Rua Simão Cabral, nº 318 - vila Sidéria. 

Contato: (14) 3372-7989 / e-mail esporteriopardo@gmail.com

 

  • Centro Esportivo Boanerges d'Ambrósio Britto

O Centro Esportivo Boanerges d’ Ambrósio de Brito possui estruturas para a prática de diversas modalidades de esportes, de lazer e de recreação. O local possui piscina pública, pista de skate, academia ao ar livre, uma quadra coberta e o Ginásio de Esportes “Aniz Abras”.

A piscina pública dispõe de aquecedor e elevador de acessibilidade e são fornecidas aulas de hidroginástica .

A pista de skate é aberta ao público e dispõe de iluminação pública eficiente. São crianças e adultos que utilizam deste espaço para a prática de esportes e também para a recreação.

A quadra poliesportiva coberta, que possui medidas oficiais para a prática de futsal e handebol, fica à disposição da população todos os dias da semana.

O centro está localizado na Avenida Coronel Clementino Gonçalves, nº 223, no bairro Joaquim Paulino. 

Telefone de contato: (14) 3372-7989.

 

  • Descida do Rio Pardo com Boia

O uso do Rio Pardo pela população santa-cruzense ocorre há muitos anos, de diversas formas. Além da pesca, dos passeios de caiaque, passeios de barcos, é tradição dos moradores fazer a descida do rio de boia. Grupos de famílias e amigos margeiam pelas estradas rurais até chegarem no Salto do Menegazzo, onde dali iniciam o passeio. São aproximadamente 7 km de percurso que, por água, leva em média duas horas até chegar ao centro da cidade. Essa prática faz parte da cultura da cidade há muito tempo, passada de geração em geração, sempre atraindo mais adeptos que apreciam a natureza. Para quem visita a cidade, é recomendado que não deixe de experimentar o passeio e aproveitar para conhecer as belezas do rio Pardo e os esportes nele praticados.

 

  • Circuito de MTB

Criadas pelos apaixonados por Bike, hoje a cidade oferece várias rotas ciclísticas percorridas por estradas rurais, passando por capelas e cachoeiras, grupos do pedal se reúnem diariamente para percorrer os trajetos. São vários trajetos entre eles o "light com 16 km, "hard" e o "tarja preta" chegando no 60 km de percurso.

Estamos com projetos de instalação de placas de sinalização para receber os turistas e assim crescer o passeio ciclístico na cidade e região.

 

 

CLUBES

  • Clube CPP - Centro Professorado Paulista

A sede regional do Clube Social CPP (Centro do Professorado Paulista) de Santa Cruz do Rio Pardo é de fácil localização e confere tranquilidade para os visitantes e associados. O local conta com seis quiosques para churrasco, três piscinas (uma infantil, uma média e uma semiolímpica – todas com tobogã/ escorregador), cantina, consultório dentário, academia, sauna e campo de futebol para lazer. Há também um grande salão de festas. 

O clube está localizado na Localizado na Rua Professor Wilson Ferrazini, nº 3471, no jardim São João.

Telefone de contato: (14) 3372-5608.

  • ​​Icaiçara Clube

Com o slogan de “O clube mais bonito do interior”, está localizado no centro da cidade, próximo a agências bancárias, ao centro comercial, farmácias, restaurantes, entre outras. Fundado em 1959, é um dos mais tradicionais da cidade. 

O clube possui três piscinas – sendo uma delas semiolímpica, uma infantil e uma aquecida e coberta; possui também quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, salão de festa, cantina, academia com equipamentos novos e instrutores sempre a disposição. Aos turistas que se interessarem em conhecer as dependências do clube é permitida a utilização do mesmo, mediante pagamento de uma taxa de entrada. O clube está localizado na Rua Saldanha Marinho, nº 455, no Centro.

Contatos: (14) 3372-1470 / e-mail contato@icaicara.com.br / site www.icaicara.com.br.

 

  • Ingá Náutico Clube

Este Clube está localizado às margens do rio Pardo, bem próximo ao centro da cidade. Com vários quiosques à beira do rio e estrutura com churrasqueiras, torneiras e tomadas. Possui campo de futebol, parquinho infantil, quadra poliesportiva, salão para festas, mesas de sinuca, piscina para adultos e piscina infantil, bar que serve bebidas e porções e um grande estacionamento para veículos. O clube possui também uma rampa de acesso de embarcações ao rio.

 

  • Bocca Tennis

Santa Cruz do Rio Pardo conta também com a escola de tênis “Bocca Tennis”, que está localizado próxima a um dos principais acessos da cidade. A escola possui cinco quadras de tênis de saibro, uma delas coberta, o que é algo raro na região, visto que são pouquíssimas quadras cobertas de tênis no Estado de São Paulo e que possuem a mesma estrutura oferecida. A escola participou da Federação Paulista de Tênis, onde eram realizadas duas etapas anuais do Campeonato Paulista de Tênis em nosso município, atraindo esportistas de todo o estado. Além disso, a escola promove regularmente torneios abertos que dão a oportunidade de participação para todas as faixas etárias, iniciantes e jogadores mais experientes. Além de torneios abertos, a escola também promove os torneios internos, com a participação dos próprios alunos a cada dois meses, a fim de incentivar a competição saudável entre os mesmos. A estrutura conta também com estacionamento próprio, aluguel de salão para eventos, aluguel de quadras entre outras comodidades que venham a proporcionar momentos de lazer àqueles que buscam o turismo esportivo, principalmente nessa modalidade.

Localizado na rua Olavo Madureira, nº 265, no bairro da Estação.

Telefone de contato: (14) 99718-9165.

 

  • Clube de arco e tiro esportivo – CATE Santa Cruz do Rio Pardo

Com cerca de 500 associados de Santa Cruz do Rio Pardo e região, o Clube de Arco e Tiro Esportivo de Santa Cruz do Rio Pardo (CATE) se destaca por fazer parte da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo. O clube realiza aulas de tiro defensivo e arco. Mensalmente, o clube realiza campeonatos internos entre seus associados e, em outubro de 2015, sediou uma etapa do 1º Interclubes de Tiro Defensivo,quando tiveram participantes das cidades de Avaré, de Santa Cruz do Rio Pardo e de Piracicaba. O clube se destaca por sua organização e estrutura, o que foi inteiramente realizado a partir do esforço dos próprios fundadores e associados. ​

A sede do clube está localizada na Rodovia Orlando Quagliato, s/n, KM 04, no bairro Mandassaia.

Telefone de contato: (14) 99706-1631.

 

 

LAZER

  • Praça Deputado Leônidas Camarinha

Localizada no centro da cidade, a praça, conhecida também como Praça do Coreto ou Praça do Jardim, é palco de inúmeros eventos culturais que ocorrem em nossa cidade, como Coreto Encanto, Coreto Criativo, manifestações artísticas, Natal Luz. Além de sua beleza, a praça também se destaca por sua importância histórica, visto que está localizada em frente à Prefeitura Municipal e foi palco de diversos episódios políticos.

 

  • Praça Carlos Queiroz

Em frente ao Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está a praça onde acontecem a “feira da lua” e alguns eventos, como, por exemplo, o Encontro de Carros Antigos, exposições, teatros, manifestações artísticas, entre outros. Dessa forma, é uma praça bastante conhecida pelos eventos. Ela situa-se bem ao lado de um parquinho municipal conhecido como “Levado da Breca”, onde, aos sábados, domingos e feriados, é muito frequentada pelas famílias.  O local é bastante arborizado e possui vários bancos, propiciando maior conforto àqueles que o frequentam.

 

  • Parquinho Municipal “Levado da Breca”

Localizado em frente ao Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima e entre as praças São Sebastião e Carlos Queiroz, o parquinho já é bastante conhecido por ter feito parte da infância de grande parte da população santa-cruzense. Possui banheiros e bebedouros, fornecendo maior conforto aos seus frequentadores; é bastante colorido e possui gramado nivelado, garantindo a segurança das crianças que ali frequentam. Também há muitos bancos e árvores, assegurando aos pais um local uma opção tranquila para monitorar e zelar pelos seus filhos, enquanto desfrutam do parque. É um local que proporciona lazer nos finais de semana, tanto para os pais quanto para as crianças. Às quartas-feiras, fica aberto à noite para que os frequentadores da Feira da Lua e as sextas para o Encontro de Food Trucks para que as crianças possam também aproveitar o parque.

Outro diferencial no local, foi a instalação de brinquedos adaptados, para que as crianças com deficiência física possam se divertir, promovendo a inclusão social.

 

  • Praça São Sebastião

A Praça São Sebastião é mais conhecida por ser um centro de prática de esportes. Possui uma pista para caminhadas de 750 metros, projetada com pedriscos, o que absorve o impacto ao caminhar ou correr. Possui também duas academias ao ar livre, sendo uma delas adaptada para deficientes físicos (cadeirantes). É uma praça muito arborizada, tanto que é frequente a prática da modalidade esportiva “slackline” entre suas árvores. Possui também muitos bancos para aqueles que pretendem apenas passar alguns momentos de lazer e descanso.

 

  • Praça Agostinho Santana 

Praça Agostinho Santana, localizada no Jardim Santana I, proporciona momentos de lazer e diversão para os moradores de nossa cidade e a todos visitantes. O local possui pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra de basquete, quadra de areia, playground.

 

 

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE