buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Perfil Sócio Econômico

Santa Cruz do Rio Pardo

Santa Cruz do Rio Pardo tem 151 anos e une os atrativos de uma cidade pacata do interior, com um comércio forte e indústria cada vez mais abrangente. Com um rio abundante, que dá nome a cidade, Santa Cruz do Rio Pardo não sofre com o desabastecimento em tempos de seca e vem se tornado um atrativo para a indústria.
Antes mais atrelada à agricultura, hoje a cidade é forte no agronegócio, na indústria alimentícia e de bens de consumo. Com uma história importante para a região, Santa Cruz já foi tida como “Joia da Sorocabana”. Seu passado glorioso se reflete até hoje em diversos aspectos, mas principalmente na cultura. A história é viva nas ruas da cidade, ainda com casarões centenários e o prédio da antiga estação ferroviária.


História – Segundo informações do livro Memórias de José Magalli Ferreira Junqueira, a história de Santa Cruz do Rio Pardo se inicia quando José Theodoro de Souza, Joaquim Manuel de Andrade e Manoel Francisco Soares desbravavam o Sertão do Paranapanema.
Uma grande cruz plantada às margens de um pardacento rio, iluminada, à noite, com tochas e velas, para espantar os índios, daria origem ao nome do nascente lugarejo e futura cidade: Santa Cruz do Rio Pardo. Daquela época em diante, o povoado traçaria um itinerário de lutas e conquistas, tornando-se Distrito em 1872, município em 1876, comarca em 1884 e, finalmente, cidade em 1906.
Nos primeiros anos do século transformara-se em grande exportadora de café, tendo a Estrada de Ferro Sorocabana como sua principal artéria de vitalidade econômica e, na década de 40, Santa Cruz do Rio Pardo então se tornar a maior produtora de alfafa do Estado de São Paulo.
Os anos 50 traziam para o Brasil as novidades da industrialização, provocando grandes movimentos migratórios. A agricultura, liderada pela cultura cafeeira, entra em decadência.A Estação da Estrada de Ferro Sorocabana é desativada na década de 60.
Atualmente – Apesar da importância agrária, Santa Cruz não tem a agricultura como principal atividade econômica nos dias de hoje. A cidade é o 4º Pólo calçadista do Estado de São Paulo, com mais de 30 fábricas de calçados. O município possui também um Pólo Cerealista, sendo o maior beneficiador de arroz do estado de São Paulo. A produção corresponde a cerca de 25% do consumo de arroz do Estado.
A cidade ainda apresenta números relevantes na plasticultura (cultura sob plástico). É a maior representante no São Paulo, com 70 hectares de estufas de hortaliças e legumes. 90% dessa produção é destinada ao Ceagesp e 10% distribuído na região.
Santa Cruz vem se destacando na indústria alimentícia através da fabricação de pão de alho, ração para cães e gatos e molhos de pimenta. O comércio gastronômico na cidade também se destaca. Com muitos restaurantes, lanchonetes e pizzarias, a vida noturna não é tão pacata quanto se imagina de uma cidade de interior. Santa Cruz possui população estimada em 46.366 (IBGE 2014).

 

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE