buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Plano Municipal de Turismo

POTENCIAL TURÍSTICO

 

Santa Cruz do Rio Pardo possui inúmeras atrações, entre elas se destacam as de cunho cultural, eventos religiosos, esportivos e, principalmente, suas belezas naturais que podem motivar o turista a conhecer a cidade e a desfrutar de seus benefícios e atrativos.

A cidade de Santa Cruz do Rio Pardo está localizada na região centro oeste paulista, na Macrorregião de Marília. Sua região turística é a Angra Doce Paulista.

Com um passado glorioso e um futuro promissor, seu presente se destaca tanto por sua economia forte quanto por sua população gentil e agradável, suas peculiaridades interioranas, a beleza da cidade em si e, é claro, o belo e caudaloso rio que dá nome à nossa adorada cidade.

Economicamente, Santa Cruz do Rio Pardo dedicou-se inicialmente à agricultura e à pecuária, tendo uma produção expressiva de café e de alfafa na primeira metade do século XX. Com o advento da industrialização, Santa Cruz do Rio Pardo conseguiu se adaptar, mesclando indústria e agricultura: tornou-se a maior beneficiadora de arroz no Estado de São Paulo.

Os tempos mudaram e a sua economia também. Hoje, a produção agrícola, embora seja bastante forte, não é a principal fonte de renda dos trabalhadores do município. A indústria tornou-se muito forte, principalmente a alimentícia, com a produção de pão de alho, molho de pimenta, sorvete, ração para animais de estimação, entre outros. Santa Cruz é também tem uma produção expressiva em calçados femininos. Seu comércio também é forte, contando com o eficiente apoio da Associação Comercial e Empresarial.

Bares e restaurantes também não deixam a desejar, pois Santa Cruz do Rio Pardo possui uma extensa gama de opções para a família desejosa de passar momentos de lazer e para aqueles que buscam agitação e diversão noturna.

Além de tudo isso, possuímos a nossa gema, nosso belo rio que, além de sua função primordial de nos abastecer com o elemento da vida, a água, nos encanta por sua beleza e pureza, já que não é poluída e possui mata ciliar abundante, quedas, corredeiras, o que permite o uso e exploração turística sustentável através da prática de esportes. Tanto que, um dos principais eventos comemorativos no aniversário da cidade é a tradicional “Corrida de Boia”, quando, mais de quinhentos participantes, percorrem o trajeto do rio sobre boias em suas águas. Muitos buscam a vitória, porém grande parte busca o lazer, as belezas e a diversão que a atividade no rio proporciona.

Histórico e Cultural: representado a partir do patrimônio e do acervo cultural. A cidade possui rico acervo e uma história que está presente em sua arquitetura e no Museu Histórico e Pedagógico “Ernesto Bertoldi”.

Religioso: muito significativo, ele se concretiza através de peregrinações a Gruta “Nossa Senhora das Graças” ou Gruta do Binão e às suas belas igrejas;

Natural, Ecológico e Rural: atividades turísticas endógenas desenvolvidas no meio ambiente natural e humano, destacando-se o rio Pardo, a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo também possui algumas propriedades rurais ao seu redor que desenvolvem atividades rurais e ecológicas, com grande potencial para a implantação de atividades relacionadas ao Turismo Rural.

Turismo de Negócios: Turismo de Negócios compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. Dentre as atividades econômicas do município, as que mais se destacam são a produção de arroz e as indústrias de diversos segmentos como a calçadista e alimentícia.

Esportivo: compreende as atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas em destaque para a famosa Corrida de Boia, Jogos Santa-cruzenses, MotorShow e às partidas de futebol realizadas pela Associação Esportiva Santacruzense.  

Eventos: Santa Cruz do Rio Pardo possui um calendário de eventos bastante forte que tem atraído muitos visitantes e assim viabilizando a cadeia produtiva do turismo.  Como exemplo, Rock Rio Pardo, Festa de Peão de Santa Cruz do Rio Pardo, dentre outros.

 

Baixe aqui o Plano Municipal de Turismo

 

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE