buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Notícias

Cuidados com a Febre Maculosa

Publicada em 31/01/2020

FEBRE MACULOSA

O QUE É ?
 

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas até formas graves com elevada taxa de letalidade de até 80%. É transmitida por carrapatos Ambyomma cajannense, também conhecido por : “ carrapato estrela “, “ carrapato de cavalo “ , ou “rodoeiro” . O Micuim ( larva do carrapato estrela pode transmitir a doença ) infectado pela bactéria Rickettssia rickettsii.
Os equídeos, roedores como a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), e marsupiais como o gambá (Didelphys sp) têm importante participação no ciclo de transmissão da febre maculosa e há estudos recentes sobre o envolvimento destes animais como amplificadores de riquétsias, assim como transportadores de carrapatos potencialmente infectados.

SINTOMAS
 

 A partir do 2º dia da picada do carrapato infectado até o 14º (em média 7 dias) aparecem os sintomas:
Febre;
Dor de cabeça;
Dores no corpo;
Manchas avermelhadas;
Olhos irritados.
 

Ao 3º e 4º dia podem ocorrer manchas avermelhadas ( máculas), em torno do punho , tornozelo, tronco, rosto, pescoço, palma das mãos  e sola dos pés .

DIAGNÓSTICO
 

O diagnóstico precoce é muito difícil, principalmente durante os primeiros dias de doença, quando as manifestações clínicas também podem sugerir leptospirose, dengue, hepatite viral, salmonelose, meningoencefalite, malária e pneumonia. Por isso é de extrema importância informar ao profissional de saúde se frequentou áreas rurais, de mata e beira de rio, pois essa informação contribuirá   para a suspeita precoce e assim tratamento em tempo oportuno.
ATENÇÃO: ao apresentar os sintomas da doença após encontrar carrapatos pelo corpo ou frequentar áreas de mata e/ou beira de rio procure uma unidade de saúde.

COMO PREVINIR

Não caminhe  em áreas infestadas , caso necessário,  use roupas claras e cubra todo corpo;
Evite lugares de pastagens de animais e margens de rios habitados por capivara;
Se sua residência e seu animal de estimação estiverem infestados, e necessário combater os carrapatos do quintal com veneno apropriado , e procure um médico veterinário para avaliação do animal ;
Corte o mato e a grama rente ao solo.
 

SE FOR NECESSÀRIO ENTRAR EM ÁREAS INFESTADAS, USE ROUPA CLARAS PARA FACILITAR A VISUALIZAÇÃO DOS CARRAPATOS . LEMBRE-SE: REALIZE O AUTO-EXAME DE SEU CORPO A CADA 3 HORAS .CASO ENCONTRE ALGUM CARRAPATO NÃO ESMAGUE RETIRE-O CALMAMENTE TORCENDO ATÉ SE DESPRENDER DA PELE . NUNCA ESMAGUE O CARRAPATO COM AS MÃOS OU UNHAS, POIS VOCÊ PODE ADQUIRIR A DOENÇA ATRAVÉS DE PEQUENOS FERIMENTOS NA PELE !

 

 

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE